quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Aprender a aprender



APRENDER E APREENDER

Disse o Senhor:Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.6-7).

            Hoje, mais do que nunca, ensinar é um desafio gigantesco. O que parecia padronizado está muito variado; o que parecia absoluto ficou relativizado; o que era imoralidade é tratado como arte. O erro encontra aprovação quando justificado por argumentos que, na melhor das hipóteses, seria uma explicação. Onde encontrar apoio para um ensino sadio, que começa no lar? Em meio a tanta confusão, em que se basear?
            Ao povo de Deus cabia cumprir a exigência de encucar nos filhos a palavra que era ordenada, com a promessa de que tudo iria bem. Essa exigência é estendida à Igreja, que vive num ambiente bem diferente do ambiente que vivia o povo de Israel, e que, por esta razão, talvez enfrente ainda maior desafio.
Manter-se fiel a uma regra de vida que agrada a Deus não era e continua não sendo fácil. Levar ao aprendizado, fazendo apreender, é um objetivo alcançável. Não podemos desistir deste objetivo, principalmente aqueles que ensinam. Pois a verdade deve prevalecer sempre, ainda que os valores estejam invertidos; ainda que chamem o errado de certo e o certo de errado; ainda que as culturas se contaminem absurdamente.

Rev. Mário Lopes

2 comentários:

  1. OS LÍDERES CRISTÃOS DEVEM PARAR DE: Dançar ao derredor dos bezerros de ouro da modernidade. Em vez de perguntar o que o homem moderno tem para dizer para a igreja, precisa perguntar o que a igreja tem para dizer para ele. John Stott- pg-96.E c na Preg

    ResponderExcluir
  2. OS LÍDERES CRISTÃOS DEVEM PARAR DE: Dançar ao derredor dos bezerros de ouro da modernidade. Em vez de perguntar o que o homem moderno tem para dizer para a igreja, precisa perguntar o que a igreja tem para dizer para ele. John Stott- pg-96.E c na Preg

    ResponderExcluir