A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA

1 Coríntios 7.25-40

            As atitudes das pessoas em relação à família nunca foram satisfatórias. Mas hoje parece que a desatenção à família é ainda maior. Atualmente, na sua constituição, encontramos as mais variadas formas. Chamam de família a reunião de dois homens com criança; de duas mulheres com criança. Temos ainda a geração de crianças fora do casamento. Vemos crianças que crescem ou sem a figura do pai ou sem a figura da mãe. Em vista disto, surge uma orientação, da qual tenho ouvido falar, para suprimir o Dia das Mães e o Dia dos Pais, e estabelecer celebrações à família. Mas, que família? O que é família?
             Algumas constatações: No Brasil, fala-se em passeata para pedir o fim de um governo reeleito há pouco mais de quatro meses. Lava-jato deixou de significar lavar o carro, mas passou a ter o sentido de lavar dinheiro. No mundo, Jovens rebeldes praticam coisas terríveis. Antes, chegar à faculdade era motivo de alegria; hoje, é de preocupações, porque os trotes estão cada vez mais humilhantes e violentos. Na política está difícil encontrar dignidade e honestidade. Crianças são abandonadas em lixeiras e também levadas ao crime. Assaltos, assassinatos, são frequentes. Atos terroristas acontecem pelo mundo a fora.
            1 Coríntios 7 é um texto que desencoraja o casamento em tempo de perseguições e ameaças de morte contra a igreja. Melhor seria que cada um permanecesse no estado em que se encontrava. Se estivesse casado, assim continuasse; não estando, não procurasse casamento, isto para não prejudicar a dedicação à família. Pretendia assim o apóstolo Paulo evitar sofrimento, porque, morto o crente casado, haveria uma família desamparada a chorar a sua perda. Por outro lado, a pessoa livre da responsabilidade de cuidar da família poderia melhor servir ao Senhor.
            O que aprendemos é que a família precisa de cuidados, mas está abandonada. E essa é uma das razões porque convivemos com tantos problemas de ordem social, moral e espiritual.             

                                    Pr. Mário Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Brasil!

Presidentes do SC - IPB (Todos)