Até o Fim com Fé: O Legado de Paulo e o Combate de Cada Cristão
Guarde a Fé: A Última Lição de Paulo
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” ( II Tm 4.7)
Paulo, ao resumir sua vida e ministério, diz:
“ Combati o bom combate”:
Ele descreve a vida cristã como uma luta, uma batalha. O cristão é um soldado na ativa. A vida cristã é uma batalha diária para manter a fé viva e crescente. Paulo lutou contra poderes insidiosos e sombrios; contra a hipocrisia, a violência, a perseguição, combateu em prol do evangelho.
“ Completei a carreira”.
A imagem aqui é do atleta que alcançou a meta. Apesar dos incontáveis obstáculos, Paulo prosseguiu firmemente na graça de Deus. A graça salva e preserva os salvos! Ele manteve os olhos em Cristo e avançou. ( Fl 3.13,14). Não basta começar bem a carreira; é preciso terminá-la bem.
“Guardei a fé”
A fé é um bem precioso! Devemos guardá-la! O apóstolo aos gentios guardou os ensinamentos de Cristo. Guardou o tesouro do evangelho. Contando com a presença do Senhor, o veterano evangelista de Tarso permaneceu firme na fé até o fim. A preservação divina não exclui a perseverança humana!
Sigamos seu exemplo: Briguemos a boa briga, concluamos a corrida, permaneçamos firmes na fé.
Por fim, consideremos a exortação de Spurgeon, o príncipe dos pregadores:”Você está lutando contra o adversário hoje?….Não desanime. Continue lutando! Deus mesmo está ao seu lado. Jeová-Nissi é a sua bandeira. Não tema, você será vitorioso, porque quem pode derrotar a Onipotência?”
Amém!
Pr Aloisio Bacelar
Comentários