Como Vencer a Angústia da Alma? Lições do Salmo 77
O Salmo 77 Tem a Resposta para Sua Paz!
Asafe é um homem crente, todavia seu coração está aflito. Mas ele reage, revelando algumas lições bíblicas para sairmos da angústia da alma.
Quais sejam:
a) Levar nosso sofrimento a Deus em oração.
Verso 1- “ Elevo a Deus a minha voz e clamo”.
Asafe não era capaz de partilhar seu sofrimento com os homens. Todavia não deixou de colocá-lo no altar da graça pela oração!
Ele sabe que a oração traz as mãos de Deus para dentro de nossas circunstâncias.
“Esse salmo começa com muita aflição, mas estamos certos de que tudo acabará bem, porque começa com uma oração”, esclarece Spurgeon.
b) Recordar os feitos do Senhor.
Verso 11- “Recordarei os feitos do Senhor..”.
Aqui começa uma transição da tempestade para a paz. Asafe, após discorrer sobre suas aflições e dúvidas, passa a recordar os feitos do Senhor. Essa é uma regra decisiva para superarmos os sentimentos tóxicos que nos habitam. Isto é: considerar a bondade de Deus manifestada na história. O Senhor nunca se esquece de cuidar de nós, mas, às vezes, nós nos esquecemos de Seu cuidado para conosco.
Asafe fez bom uso do passado. Ele o tomou como fonte de referência e não como lugar de residência. “A fé tem boa memória [...] basta uma pequena experiência lembrada para guardar a alma do desespero”, afirma o príncipe do pregadores.
Conforme diz o antigo e amado hino “ Se da vida as vagas procelosas são, se com desalento julgas tudo vão…..conta as muitas bençãos, dize-as de uma vez, hás de ver surpreso quanto Deus já fez”
c) Reafirmar a certeza da permanente condução divina.
Versos 19 e 20- “O teu caminho foi pelo mar; as tuas veredas passaram pelas grandes águas, mas ninguém encontrou as tuas pegadas. O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e Arão”.
Os israelitas foram conduzidos por Deus pelo mar e pelo deserto. À semelhança do povo de Israel, nós também temos sido guiados por Deus por lugares assim: através das lutas e provações.
O Senhor caminha ao nosso lado, mesmo quando não conseguimos enxergar as Suas pegadas ( verso19). Deus está conosco.
Lembre-se da poderosa declaração do Senhor: “ De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” ( Hb 13,5).
Aí está uma promessa sobre a qual podemos firmar a nossa vida. Confie: mesmo que não vejamos nada e não sintamos nada; Deus está conosco, conduzindo a história.
O salmo 77 nos ensina que a aflição diminui à medida que a confiança no Senhor aumenta.
Se você está inquieto, com a mente agitada e não consegue se acalmar, coloque todas as coisas no altar da graça, lembre-se dos grandes feitos do Senhor e creia: Deus está fazendo todas as coisas cooperarem para o nosso bem.
Pr. Aloisio Bacelar
Comentários