Princípios Reformados



PRINCÍPIOS REFORMADOS

                Só a Graça. Ensinam os reformadores que o pecador é justificado unicamaente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. O apóstolo Paulo explica: “Se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Rm 11.6).
                O homem estende a mão vazia para receber, não cheia para oferecer..
                Só Cristo. A mensagem dos reformadores era cristológica e cristocêntrica. Assim deve ser a nossa. Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). E, segundo o apóstolo Pedro: “Não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12),
                Só a Fé. A grande descoberta do frade Martinho Lutero nas Escrituras foi que – “o justo viverá por fé” (Rm 1.17). Essa verdade bíblica chegou a ser um grito de batalha na Reforma.
                A fé é a mão que recebe a dádiva de Deus em Jesus Cristo. Certamente para o evangelista João, receber a Cristo parece ser um equivalente de crer nele. Por meio da fé fazemos nossos os benefícios de Cristo crucificado e ressuscitado. É nesses benefícios que descansa nossa segurança eterna de salvação
                Só a Escritura. Ao aceitarem a autoridade suprema das Escrituras, os reformadores não fizeram mais do que continuar uma longa tradição que vem desde os tempos do Antigo Testamento e desde os dias de Cristo e seus apóstolos. Os profetas apelaram para a Lei escrita como sua autoridade final. Cristo autenticou seu ministério ante o povo com a Lei de Moisés, os profetas e os Salmos (Lc 24.44). Os apóstolos também se apoiaram na autoridade do Antigo Testamento. A Igreja antiga aceitou ambos os Testamentos e teve assim um cânon mais extenso ao qual apelar para suas decisões de fé e prática. Os reformadores fizeram com que o “Assim diz o Senhor” e o “ Está escrito” ressoassem  poderosamente no âmbito da Cristandade Ocidental.

James Montgomery Boice

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidentes do SC - IPB (Todos)

O SUCESSO DA OBRA QUE DEUS NOS CONFIOU