QUAL O SEGREDO DA LONGEVIDADE?



 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Salmo 90.12)
           
O que pode levar uma pessoa a ter uma vida longa?
            No Salmo 90.12, Moisés, o grande líder de Israel, que tirou o povo do Egito, pediu a Deus que ensinasse a contar os dias para que se alcançasse sabedoria.
            Não pretendo, aqui, dar uma resposta à pergunta acima. Mas, a respeito do assunto, temos ouvido muitas orientações. Por exemplo: uma pessoa amargurada apresenta complicações de saúde, logo, faz bem em procurar evitar ressentimentos; diminuir o peso, ter uma dieta saudável e praticar exercícios melhora as condições do corpo para viver mais; deve-se ter uma vida social ativa, cultivando amizades, já que a solidão pode tirar a vontade de viver...
            Para o crente - que não pode deixar de ter em mente que a vontade de Deus é soberana - interessa muito aquilo que a Palavra de Deus diz: quando fala do quinto mandamento, a Bíblia diz que a obediência fará com que se prolonguem os dias na terra (Êx 20.12). Nas conversas com dona Maria, que não foram poucas, uma vez que ela me acompanha nas programações semanais da igreja, várias vezes a ouvi se referindo aos pais com carinho, respeito. No dia 31/05 ela completou 99 anos. A Bíblia também nos diz que devemos aprender a contar os dias.
            O que seria contar os dias? É importante considerar que precisamos que Deus nos acompanhe durante a nossa caminhada nesta vida, por isto Moisés o chama. Fora de Deus não há uma orientação segura para a nossa existência. Os dias válidos para se alcançar o coração sábio são aqueles que são vividos da forma que agrada a Deus. Contemos os dias com realizações que glorificam ao Senhor, sabendo que Ele tem o controle sobre a existência humana.                           

Rev. Mário Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidentes do SC - IPB (Todos)

O SUCESSO DA OBRA QUE DEUS NOS CONFIOU